Trabalhar com projetos na Educação Infantil é proporcionar para as crianças o desenvolvimento de suas potencialidades, e deixando-as livres para mostrarem a sua criatividade, como também o planejamento, a execução na resoluções de problemas em seu cotidiano, construindo assim sua história e colaborando para a melhoria de uma sociedade significativa, em que ela é um ser ativo e participante. Segundo Resnick (2020), conforme as pessoas fazem e criam elas têm a oportunidade de se desenvolverem como pensadoras criativas.
Aprendizagem criativa por projetos substitui as rotineiras tarefas de treino e repetição, e proporciona um ambiente de investigação e solução de problemas.
Neste sentido Resnick (2020), destaca que: no futuro, o sucesso (de indivíduos, de comunidades, de empresas e de nações como um todo) será pautado na capacidade de pensar e de agir criativamente. Cabe ressaltar que o trabalho por meio de aprendizagem criativa por projetos demanda atenção e envolvimento do orientador educacional com a turma. Ele partilha situações de aprendizagem e instiga a efetiva participação.
Segundo Garcia (2020), as atividades de aprendizagem nesse modelo de educação são mais flexíveis e abertas se concentrando na criatividade dos estudantes.
Vale ressaltar que é de fundamental importância que toda aprendizagem criativa por projetos na educação infantil tenha caráter lúdico, proporcionando o desenvolvimento, além de aprendizagens e conhecimento de mundo como um todo, como também diversão e prazer, resultando assim em uma melhoria significativa na aprendizagem e resultados criativos.
Referências
GARCIA, S. Organização. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. São Paulo: Blucher, 2020.
RESNICK, MITCHEL. Jardim de infância para toda a vida: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; revisão técnica: Carolina Rodgheiro, Leo Burd.- Porto Alegre: Penso, 2020.